A IMPORTÂNCIA DAS CÂMARAS FRIAS

A Câmara fria tem como papel fundamental manter a temperatura dos produtos dentro de uma especificação de boas práticas de conservação. O processo é feito de forma a retirar o calor dos alimentos, bebidas, e diversos produtos e efetivar a transferência do mesmo uma área externa, tornando assim a vida útil do produto maior, trazendo uma eficácia no armazenamento, qualidade, sabor e reduzindo as possibilidades de perdas

Para implantação de uma câmara fria é necessário observar alguns critérios e cuidados, os quais possuimos uma equipe especializada para conduzi-los.

 

O que são câmaras frigoríficas? Como funcionam?

São equipamentos que possuem grande espaço físico para conservação de produtos. Quando comparados a refrigeradores e freezers convencionais armazenam grandes quantidades de produtos, dispondo de controle de temperatura digital com grande precisão, indispensável principalmente na indústria — fato que não ocorre em sistemas domésticos, que muitas vezes possuem controladores de temperatura analógicos, os quais não apresentam tanta precisão.

Elas oferecem ambientes amplos e customizados para acondicionar produtos que necessitam de refrigeração,permitindo inclusive movimentação de pessoas e produtos em seu interior, o que é um diferencial em relação a sistemas domésticos.

Algo bastante interessante nas câmaras frigoríficas é o fato de elas poderem ser disponibilizadas numa concepção totalmente adaptada às necessidades de cada cliente e utilização.

Logo, as câmaras são projetadas baseando-se na necessidade e particularidade de cada cliente, tais como: tipo de produto, temperatura de entrada e saída, tempo de conservação, movimentação diária, preferência por material do isolamento, entre outras.

Sendo assim sempre é realizado um estudo e projeto específico para cada câmara frigorífica mediante o detalhamento das necessidades do cliente, fazendo-se o cálculo e dimensionamento térmico apropriado para também oferecer a melhor potência e eficiência energética.

Existem ainda câmaras modulares que seguem medidas padrões (pré-definidas), o que as tornam versáteis e “moldáveis”, reduzindo, em alguns casos inclusive tempo de instalação e montagem, o que as tornam práticas e com bom custo x benefício.

O ideal para escolher é, portanto, recorrer a uma empresa especializada e confiável que proporcione excelente suporte e boa engenharia de aplicação para ajudar na definição e implantação da estrutura mais conveniente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *